Top
2016-6-expo-trinidade-Catalogo-Szenczi-y-Manas

Exposición en la galeria Trinidade

Ver el catálogo de la exposición

Exposición en la Galeria Trinidade
Rua Miguel Bombarda 141 4050-381 Porto

Del 7 de mayo al 14 de junio de 2016

 

A obra de Brigitte Szenczi e Juan António Mañas fundamenta as suas raízes na memória. Por isso o seu olhar dirige-se com tanta frequência ao mundo da infância, às experiências vivenciais que configuraram a sua personalidade. Mas também se fundamenta nas raízes da memória coletiva, no caudal de imagens que contêm os arquétipos, os mitos, os livros e as artes. A sua obra fala-nos do que compartilhamos, do que nos é comum: dirige-se por igual à nossa memória consciente e à nossa memória inconsciente. É por isso que as imagens que nos procuram nos solicitam profundamente.

Mas só a memória não basta. A fim de levar a cabo uma obra artística Szenczi e Mañas põem em ação outra faculdade fundamental: a imaginação. É com a sua imaginação que elaboram os conteúdos da memória. Graças a esta ferramenta os temas de sempre aparecem rejuvenescidos, novos. Formulados de um modo pessoal, distinto.

Há algo mais. Szenczi e Mañas sentem o amor pelo ofício, pela obra bem feita. A composição, o desenho, a pincelada, todos os recursos de que dispõe o artista concorrem para a elaboração de cada uma das suas peças.

As obras de Brigitte Szenczi e Juan António Mañas reclamam a atenção do espetador, propõem um enigma, uma suspensão do sentido de onde emana uma emoção estética. Uma atitude contemplativa aberta à reflexão.

Vicente Ferran Martinell (Barcelona)